7 estratégias de marketing que você pode utilizar na sua campanha política

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Mais um ano eleitoral está próximo e se você pretende concorrer a algum cargo elegível, esse é o momento de começar a colocar em prática estratégias de Marketing.

Continue a leitura deste artigo e conheça 7 estratégias de Marketing que você pode utilizar na sua campanha política.

1. Crie uma marca

Você pode começar suas estratégias de Marketing pela criação de uma marca pessoal que represente as suas ideias, posicionamentos e causas que defende. O seu objetivo é que esse símbolo seja forte ao ponto de as pessoas o associarem de imediato a você.

Como um exemplo negativo, podemos citar a suástica, elemento milenar que significava bem-estar para diversas culturas. No entanto, nos dias de hoje, não há quem olhe para a suástica e não pense no Nazismo.

2. Use slogan e jingle

Um slogan é uma frase curta, de impacto que resume o discurso da campanha, enquanto o jingle é uma música original ou paródia que apresenta o candidato, seus objetivos e, principalmente, o seu número eleitoral.

Ambas estratégias costumam funcionar muito bem quando o intuito é ser lembrado pelas pessoas, inclusive depois da eleição. Afinal, quem não lembra do slogan “Yes, we can” de Barack Obama nas eleições americanas de 2008?

3. Busque apoio

Estar próximo da comunidade é essencial para conseguir os votos necessários na eleição. Para reforçar essa atitude, você pode identificar grupos na sua região que desenvolvem atividades ou compartilham ideias próximas as suas e se unir a eles.

Na maioria das vezes, dentro desses grupos há lideranças com forte poder de influência, o que pode ser importante para ampliar a sua comunidade de eleitores.

4. Aposte nas redes sociais

Você precisa ser ativo nas redes sociais e usá-las com o objetivo de se comunicar verdadeiramente com o potencial eleitor. Ou seja, estar disposto a ouvi-los e entender seus anseios, e não somente expor suas qualidades e pedir voto.

Uma técnica eficaz é investir em Marketing de Conteúdo. Desse modo, você se coloca como autoridade nos assuntos tratados e consegue educar esse público na direção que você pretende levar sua companha.

Desenvolva conteúdos relevantes em diferentes formatos:

• Textos;
• Vídeos;
• Imagens.

Assim, você mostra as suas opiniões, atividades realizadas e demais informações relacionadas à campanha.

5. Utilize e-mail marketing com inteligência

O e-mail marketing pode proporcionar resultados significativos, se usado estrategicamente. Envie apenas mensagens interessantes e segmentadas e busque o equilíbrio em relação à periodicidade. Você precisa manter uma frequência, sem se tornar inconveniente.

6.Faça envios de WhatsApp

Você pode usar o WhatsApp para estabelecer um contato mais próximo e informal com seus eleitores.

Para que essa ação seja efetiva, você precisa conhecer o seu público e ter cuidado para que as abordagens sejam adequadas e o assunto das mensagens pertinente.

7. Tenha um discurso coerente e seguro

Um candidato de sucesso precisa ter um bom discurso. As palavras são armas poderosas que podem ser o diferencial de sua campanha, bem como a sua perdição.

Elabore um discurso coerente com o seu posicionamento e utilize-o em todos os meios em que se apresentar. Foque nos seus pontos fortes e nos assuntos que tem mais conhecimento.

Transmita sempre segurança na sua fala e se possível, mecha com a emoção do público. Carisma é um de características mais marcantes? Então, você já ganhou vários pontos na corrida eleitoral!

Em síntese, elabore um planejamento bem estruturado. Pesquise também campanhas bem-sucedidas e inspire-se.

Aproveite a oportunidade para ler sobre as novas regras aprovadas pelo Congresso para as Eleições 2020.

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