Chefe de gabinete: o que esse profissional precisa necessariamente saber?

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

O chefe de gabinete assume papel de grande importância na organização da estruturação que dá suporte para o desempenho das atividades legislativas de quem foi eleito democraticamente pelo povo. Geralmente, ele assume papel de chefe dentro do gabinete, orientando os demais profissionais que fazem parte da equipe.

No entanto, não é uma atividade tão fácil como muitos pensam. É necessário ter algumas aptidões que neste texto abordamos de maneira mais detalhada. Tratam-se de informações fundamentais para quem deseja atuar como chefe de gabinete. Portanto, que precisam ser lidas. Confira!

Noção de gestão pública

A atividade de chefe de gabinete envolve não só a gestão de recursos humanos, mas também financeira e material. É o chefe de gabinete que vai, mediante a autorização do parlamentar, contratar profissionais para compor a equipe do gabinete, bem como gerir os recursos financeiros (orçamento do gabinete) e materiais (material de apoio, comunicação e divulgação).

Para isso, é preciso ter uma noção de gestão pública, de maneira a garantir a correta aplicação dos recursos e a eficiência do gabinete, com base em um planejamento sério e responsável.

Ter conhecimento na área pública e de leis é essencial

De certo modo, a atuação do chefe de gabinete reflete na vida pública do parlamentar. Se ele, por exemplo, praticar algo que não é visto pela sociedade com bons olhos, pode prejudicar o parlamentar perante o seu eleitorado, principalmente.

Assim, deve o chefe de gabinete ter conhecimento da área pública, incluindo aí conhecimento sobre a opinião pública e o eleitorado do parlamentar.

Uma forma de garantir isso é, por exemplo, conhecendo muito bem as leis que regulam a gestão pública de forma eficiente, legal, transparente e responsável. É preciso ter em mente que os recursos do gabinete são de origem pública, sendo, por isso, fundamental que se dê a transparência necessária em suas operações financeiras.

Contar com um sistema de gestão voltado para o gabinete pode ser uma ótima solução. Para conhecê-la, clique aqui.

É fundamental saber administrar o tempo

Outra coisa que o chefe necessariamente precisa dominar é o tempo, sabê-lo administrar é fundamental não só para o sucesso das atividades do gabinete, mas também para a reputação do parlamentar.

É importante destacar que o parlamentar é um agente público, que, geralmente, possui uma agenda cheia de compromissos, não só dentro do recinto da casa legislativa, mas também com outros órgãos públicos e a iniciativa privada.

É comum, por exemplo, que o parlamentar participe de reuniões, deliberações, eventos políticos, congressos, conferências, entre outros eventos que tenham relação com aquilo que defende e representa. O gabinete deve estar em harmonia com as atividades e o tempo do parlamento, de maneira assim a garantir uma sistemática e estratégica gestão.

É preciso saber liderar

Saber liderar é mais do que fundamental para garantir não só a eficiência das atividades do gabinete, mas também para torná-lo um local agradável, onde a equipe de trabalho se sinta bem e acolhido, estimulados a desempenhar suas funções com vistas a alcançar os objetivos traçados.

Como se vê, a atuação de chefe de gabinete não é tão simples e fácil assim como muitos pensam. É preciso ter habilidade, competências e qualificações para que assim o gabinete se destaque e, consequentemente, o parlamentar.

Gostou deste conteúdo? Então, acesse o nosso site e confira outros! Certamente, eles vão enriquecer ainda mais os seus conhecimentos e melhorar a sua gestão.

Comments

comments

Mais conteúdo