Cinco cursos essenciais para ser um gestor político

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Gestores políticos precisam se instruir adequadamente para realizar um bom trabalho na área da administração pública. Se bem preparados, os gestores públicos passam a utilizar melhor o dinheiro dos contribuintes, melhorar o trabalho da gestão estatal e, assim, obter uma reputação mais favorável diante do eleitorado. Para tanto, alguns cursos são fundamentais.

Trataremos sobre cinco destes cursos. Alguns de maior duração, enquanto outros podem ser concluídos em poucas semanas.

Tecnólogo em Gestão Pública

Diversas universidades públicas e privadas já oferecem cursos de Gestão Pública no grau de tecnólogo, o que significa que a graduação pode ser utilizada como curso superior em uma eventual prova de títulos.

O curso de tecnólogo em Gestão Pública traz diversos conhecimentos na área da administração estatal. É indicado para políticos que disputam cargos via eleições, mas também pode ser cursado por servidores de carreira ou comissionados que atuam na gestão municipal, estadual, federal, ou que trabalham em autarquias e empresas estatais.

Além de tratar sobre aspectos históricos da gestão pública, estes cursos tratam sobre teorias políticas aplicadas à administração estatal, técnicas de planejamento político estratégico e uso eficiente do aparato burocrático.

Curso de Gestão e Políticas Públicas

Curso oferecido por diversas instituições de ensino do país, tem em sua ementa aspectos relacionados à gestão dos ativos estatais, os recursos vindos dos impostos e o uso eficiente do dinheiro público.

O foco deste curso, por sua vez, está na concepção, elaboração, planejamento, execução, monitoramento e implementação de políticas públicas nas diversas áreas da gestão: saúde, educação segurança, habitação, entre outras.

Ideal tanto para gestores do poder Executivo como do Legislativo a nível municipal, estadual ou federal.

Curso de Gestão de Campanhas e Marketing Político

Curso pode ser encontrado na forma de curso livre ou especialização lato sensu. É voltado para gestores públicos que buscam se lançar em campanha eleitoral ou para demais envolvidos nas campanhas políticas (assessores, marketeiros, técnicos e outros profissionais).

Este curso fala sobre os bastidores de uma campanha política, bem como as movimentações, ações e planejamentos que devem ser feitos bem antes dos 45 dias reservados para a propaganda eleitoral oficial. Trata também sobre aspectos logísticos e partidários de uma boa campanha política com chances reais de eleição.

Estes conhecimentos podem ser muito bem aplicados ao utilizar um sistema de gestão estratégica de campanhas políticas, como o Elegis, há mais de 12 anos no mercado ajudando candidatos a se eleger e ter ótimos mandatos.

Especialização em Direito Administrativo

Este curso pode ser encontrado no formato de especialização lato sensu em universidades públicas e privadas, com duração média de um ano. Apesar de tratar sobre direito administrativo, pode ser feito por profissionais com curso superior em qualquer área.

Na ementa deste curso são abordados aspectos legais e jurídicos da administração pública, conhecimentos muito importantes para que um gestor político tome suas atitudes e decisões baseadas em princípios democráticos e legais.

Contabilidade pública e governança

Estes cursos também podem ser de grande valia para que gestores políticos utilizem os recursos dos impostos com sabedoria. São fundamentais para que administradores públicos possam realizar investimentos dos recursos estatais sem que sejam enquadrados por crime de Improbidade Administrativa.

Além disso, é crescente a implantação de práticas de compliance na administração pública. Por isso, gestor político com conhecimentos em governança dá um passo a frente para realizar um bom trabalho.

Gostou deste artigo? Então não deixe de ler as demais publicações do blog.

Comments

comments

Mais conteúdo