Os benefícios que o uso da tecnologia traz para o setor político

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Goste ou não, política e tecnologia estão sempre entrelaçadas em uma dança simbiótica. Para se ter uma ideia, a influência dos robôs de mídia social no resultado das eleições americanas de 2016 foi discutida amplamente na época e não é apenas nas urnas que os resultados dessa fusão estão aparecendo.

De acordo com muitos pesquisadores, nos próximos dez ou vinte anos, as tecnologias emergentes mudarão fundamentalmente as sociedades e, por isso, há uma necessidade de união completa entre esses dois poderes: o da tecnologia e da política. Afinal, esse casamento está mais do que propício a acontecer, transformando esses dois segmentos em um território único.

No entanto, como essa união poderia ser benéfica para a política, de uma maneira geral? Conheça agora esses pontos a serem discutidos e comece a compreender quais as vantagens tecnológicas que podem ser usufruídas.

A tecnologia é uma forma de visualizar a sociedade futura

Até agora, a tecnologia provou ser um grande desafio para a política, especialmente porque os políticos se concentram, por muitas vezes, no impacto a curto prazo, sem considerar o que acontecerá além do ciclo eleitoral.

Assim, mesmo que suas ideias sejam visionárias em relação a isso, suas ações raramente coincidem com esse fato e é aqui que a tecnologia pode fazer a diferença. Afinal, sabe-se que é difícil lidar com os desafios da sociedade a longo prazo dentro desses sistemas, geralmente alimentados por mudanças tecnológicas.

Por isso, a fim de aumentar a capacidade de governar com mais eficiência em um mundo de alta tecnologia, é preciso usar de formas emergentes de governo, como o Think Tank do “Comitê do Futuro”, do Parlamento Finlandês ou o desenvolvimento de estudos, como os do National Intelligence Council, que buscam prever como será a vida dentro de vinte anos.

Dessa forma, podendo visualizar a sociedade nas próximas décadas através de pesquisas e ambientes de amplo debate, se torna muito mais simples compreender como a transformação deverá suceder e o que precisará ser implementado desde agora para oferecer bons resultados.

A internet é uma catarse coletiva

Cada vez mais, jovens e ativistas têm usado a internet e seus celulares para se movimentarem através de redes, como o Twitter, Facebook e WhatsApp, tentando fazer da tecnologia uma espécie de catalisador da mudança social. Com isso, é extremamente comum encontrar diferentes nichos da sociedade expressando online suas angústias, anseios, desejos para o país e até mesmo insatisfações em seus bairros e cidades.

Isso, porque o universo digital passou a mudar drasticamente a maneira como as pessoas se comunicam, divulgam informações e se organizam, visto que, por onde quer que a internet se espalhe, ela introduz uma nova realidade. E é exatamente isso que precisa ser observado.

Com o papel ativo que o mundo online propicia aos sujeitos, a sociedade passou a ganhar voz, a expor seus pensamentos e a sair da espiral de silêncio que antes assolava a todos, especialmente aos que estão à margem e nos subúrbios. Agora, o que antes apenas ganhava luz quando era noticiado no jornal, no rádio ou na televisão, passou a ser exposto por todos, a qualquer momento.

E são essas reclamações que devem ser utilizadas pelos políticos como propostas futuras. Inclusive, é fundamental que esses profissionais também estejam nas redes para interagir com esses pedidos e criar, assim, um canal de comunicação genuíno.

Os softwares e aplicativos ajudam na gestão política

Para tornar a comunicação com o eleitor mais eficiente, há uma série de softwares que podem auxiliar no processo. Muitos deles, aliás, disponibilizam dados sobre os indivíduos, como suas idades, profissões, bairros e outros pormenores que podem ajudar a compreender o comportamento de quem vota, o que é fundamental, especialmente para quem quer tentar uma reeleição, já que fica muito mais simples elaborar estratégias direcionadas para um determinado público alvo.

Ademais, há aqueles também que auxiliam a organizar as atividades do político, como sua agenda, os atendimentos e tudo o que ocorre no gabinete, sendo essencial para assessores e pessoas que trabalham nesse setor, visto que otimiza o serviço desses profissionais.

Já no que diz respeito aos aplicativos, é possível criar um que contenha os detalhes da campanha e outras informações do candidato, tornando este um portal de transparência para quem quer conhecê-lo. Essa estratégia, por incrível que pareça, ajuda a aproximar o eleitor e o deixa a par de todas as novidades do político, criando um vínculo quase similar aos dos seguidores e influenciadores, que aguardam ansiosamente pela próxima postagem.

Inclusive, para os que desejam conhecer essas ferramentas de gestão eleitoral, vale a pena continuar navegando no site para encontrar nossos produtos.

Uma mudança incontestável

A divisão entre o segmento digital e o eleitoral é inegável, mas será necessário mais do que um aplicativo ou uma mídia social para solucionar o problema. Eventualmente, a tecnologia precisará de uma nova abordagem para a política e os políticos precisarão de uma nova abordagem para a tecnologia.

Afinal, como visto anteriormente, esta é uma mudança incontestável e é apenas uma questão de tempo para que, por fim, os avanços digitais e as questões políticas possam se unir com o prol de sanar todas as angústias populares e os anseios de uma sociedade que clama por soluções.

Para isso, muito ainda precisa ser feito e você pode ser o primeiro (a) a dar esse passo. Se você é um jovem entrando na política ou está neste ramo há muito tempo, trabalha com políticos ou é até mesmo um assessor, aproveite a chance de ver a tecnologia como uma aliada.

Somos uma empresa de sistema web de gestão política, gestão de gabinete e gestão de campanha eleitoral e, com base nisso, oferecemos os melhores recursos para que você possa fazer a diferença na sua campanha e nas suas intenções em relação ao povo brasileiro.

Conheça os nossos serviços e, caso tenha interesse, não deixe de acessar outros artigos no blog. Aproveite também para nos contar nos comentários o que acha desses benefícios e quais outros deveriam ser incluídos à lista.

Comments

comments

Mais conteúdo