Saiba tudo o que está acontecendo com a política brasileira nos dias atuais

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

O Brasil, historicamente, tem um cenário político bem complexo. Seja por conta do tamanho do país ou mesmo pela enorme diversidade de pensamentos dentro de um mesmo território, existe muito espaço para discussões e eventuais mudanças dentro do país.

Portanto, é preciso se manter atualizado na política brasileira. O que está acontecendo politicamente com o país nos dias atuais?

A eleição de Bolsonaro

Depois de 13 anos consecutivos no poder, o Partido dos Trabalhadores (PT), perdeu as eleições para o atual presidente, Jair Bolsonaro. Essa eleição traz uma discussão interessantíssima, com um embate entre uma parcela da população mais liberalista e focada em questões sociais, diante de uma parcela que tem um pensamento mais conversador, e que tem um foco maior no aspecto econômico.

Essa divisão deve ser um grande tema, não somente no governo Bolsonaro, como já tem sido desde o seu processo eleitoral, até os próximos governos. O mais provável, é que haja certa alternância de poder entre representantes destes dois pensamentos.

Como é o novo governo?

Mas, o foco é agora, no governo e no gabinete do atual presidente. Seguindo a sua campanha, o governo de Bolsonaro se apoia em três pilares principais: o econômico, o moralista e o legal.

Do ponto de vista legal, o governo tem uma estratégia punitiva, liderada por Sérgio Moro. Além de aproveitar o momento recheado de notícias de corrupção, o presidente usou essa preocupação para prometer eliminar a corrupção. Combina-se a isso o medo que a população tem em relação à segurança, e fica claro porque essa plataforma é tão forte no governo do atual presidente.

Além disso, existe a questão moralista. Encabeçada por líderes religiosos, o governo tem uma posição moralista conservadora, ilustrada perfeitamente pela declaração da ministra Damares Alves, de que “meninas vestem rosa e meninos vestem azul”.

O foco econômico

Porém, pelo menos por enquanto, esses dois pontos ainda estão relativamente pouco debatidos e não são o foco atual do governo. Como a maioria esperava, Bolsonaro é um presidente que tem uma preocupação mais forte com a economia, e isso fica mais claro com o seu enorme esforço com a Reforma de Previdência.

Esse é, de longe, o assunto mais delicado e discutido no cenário político nacional. A divisão é enorme, desde aqueles que acreditam que a reforma é desnecessária, passando por aqueles que têm medo de ceder certa parte dos seus privilégios, até aqueles que concordam a importância da reforma.

A necessidade de discutir a reforma da previdência, não é um problema só no Brasil, mas sim no mundo. As populações da maioria dos países estão ficando cada vez mais velhas e tendo cada vez menos filhos, o que significa que o modelo de previdência, como está, é insustentável. Por outro lado, a necessidade da discussão não garante uma aprovação “automática” e muito precisa ser discutido até encontrar o modelo ideal.

O fato é que o presidente Bolsonaro está tendo mais trabalho para aprovar a reforma do que ele imaginava e isso tem gerado uma enorme frustração, não somente no presidente, mas no mercado. Acompanhar as variações da bolsa, por exemplo, é uma forma indireta de acompanhar a aprovação da reforma. A cada sinal de que a reforma avança, a bolsa sobe e a cada passo para trás, a bolsa desce.

Conheça nossa ferramenta de gestão eleitoral em: https://www.elegis.com.br/

O que esperar no futuro?

No futuro, a pauta deve continuar sendo a reforma da previdência. O consenso é que ela será aprovada, porém, após muito trabalho e bastante discussão. Uma vez que esse problema seja resolvido, pode ser que haja um foco maior para o aspecto social e moral, do qual o governo tem certas opiniões e crenças que podem ser ainda mais polêmicas.

Porém, se tudo for como planejado, é possível que com a reforma da previdência aprovada e a economia em um melhor estado, as discussões sejam um pouco menos acaloradas.

Quer ficar por dentro do que vai acontecer no cenário político brasileiro, agora e no futuro? Então confira o nosso blog e continue lendo tudo sobre a política atual.

Comments

comments

Mais conteúdo