5 atitudes dos políticos de sucesso

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Nenhum político é igual. Cada um tem predileções, opiniões e, às vezes, métodos diferentes para fazer seu trabalho. Porém, alguns dos políticos mais bem sucedidos do Brasil e do mundo tem algumas práticas em comum.

Neste texto, vamos falar sobre 5 atitudes dos políticos de sucesso. Isso pode trazer alguma inspiração para quem quer investir na carreira. Confira!

Fazer aliados em ambos os lados do espectro

Durante o período de eleições, é muito comum um sentimento de polarização, rivalidade e, às vezes, até mesmo alguma animosidade entre os políticos. Passado o pleito, muitos destes políticos, antes rivais, agora passam a fazer parcerias, aparecer juntos e trocar favores.

Muita gente pode achar que isso é falta de comprometimento com a causa defendida ou até mesmo corrupção. Mas a verdade é que ter aliados tanto nos partidos de situação, como nos de oposição, faz bem aos políticos e ao país.

Para se dar um exemplo, Lula e FHC foram dois presidentes da república quase opostos no espectro político, mas com aliados tanto na esquerda, como na direita. Os dois presidiram o Brasil por dois mandatos com uma boa taxa de aprovação.

Ter a simpatia de empresários e do mercado financeiro

Embora os investimentos públicos sejam fundamentais para promover desenvolvimento socioeconômico no país, é o dinheiro do setor privado que faz a roda da economia girar. Por isso, os políticos de maior sucesso de nossa história sempre tiveram a simpatia da elite financeira.

Há que haver ressalvas nesta relação, entretanto, pois estes agentes financeiros buscam o benefício próprio e, portanto, podem tentar utilizar a estrutura estatal para adquirir vantagens a seus negócios. Os políticos de sucesso administram essa relação em um equilíbrio que permita lucro ao empresário, mas emprego e renda à população.

E isso não se aplica apenas ao nível nacional. Nos estados, governadores e deputados buscam o apoio de industriais ou banqueiros locais. Mesmo em pequenos municípios, prefeitos e vereadores estão sempre ao redor de empresários, comerciantes e agricultores de relevância na cidade.

Tais agentes podem oferecer valiosas doações que a sua campanha precisa para angariar mais votos. O sistema Elegis é uma ótima solução para quem quer administrar e prestar contas das doações com agilidade e eficiência.

Administrar bem a campanha política

Os políticos de sucesso do Brasil precisam ter uma boa administração de campanha eleitoral. Os recursos são escassos e precisam ser bem utilizados para se angariar o maior número de votos possível.

Um exemplo de sucesso neste aspecto é o próprio presidente eleito em 2018, Jair Bolsonaro. Com a campanha mais barata entre seus principais concorrentes, o então candidato pelo PSL venceu o pleito.

Neste sentido, uma plataforma de gestão estratégica de campanhas eleitorais como a Elegis pode ser o diferencial para tornar a campanha política mais eficiente e bem organizada, apta a utilizar melhor os recursos de doações e do fundo partidário, além de gerir a equipe de apoiadores.

Utilizar do carisma

A esmagadora maioria dos políticos de sucesso são carismáticos. Quer seja pelo bonito sorriso, pela fala habilidosa ou até mesmo pela autoridade que impõem, os políticos mais bem-sucedidos do Brasil são, sem dúvida, providos de carisma.

Mas algo que pouca gente sabe é que nem todos estes políticos nasceram assim. Muitos deles desenvolveram seu carisma ao longo de carreira e alguns foram até treinados por equipes de artistas e marketeiros para aparecer melhor diante dos eleitores.

Por isso, um político de sucesso não precisa ser carismático por natureza, mas precisa saber pelo menos utilizar esse dom adquirido.

Investir no povo

Embora os políticos tenham várias preocupações corriqueiras do ponto de vista partidário, é para o povo que estas pessoas trabalham. Por isso, todo político de sucesso tomou medidas para, de alguma forma, melhorar a vida da população.

Alguns buscaram fazê-lo controlando a inflação. Outros deram bolsa e auxílio financeiro. Chegaram a ser chamados de populistas, em alguns casos. Populismo ou não, políticos que buscaram ficar ao lado do povo obtiveram grande sucesso. Pode ser a fórmula para quem está entrando na carreira.

Continue em nosso blog para saber mais sobre política e campanhas eleitorais!

Comments

comments

Mais conteúdo