Media Training: saiba o que é e qual a sua importância para os políticos

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Toda pessoa que ocupa um cargo político tem em sua rotina diária diversos momentos nos quais ela dá declarações públicas, conversa com a imprensa e dialoga com os distintos setores da sociedade, quase sempre acompanhada por repórteres. Neste sentido, aparecer com uma imagem positiva é fundamental à carreira política e para isso serve o media training.

Nesse texto, você aprenderá o que é media training e qual a sua importância para os políticos. Confira!

A força da imprensa

Políticos estão sempre sob os olhares e análises da sociedade. Por isso, a reputação e a imagem são alguns dos bens simbólicos mais valiosos de um político. Apesar das modificações em formatos e tecnologias, a imprensa ainda desempenha hoje um papel fundamental na democracia, mostrando à sociedade como os políticos trabalham e se comportam.

Embora haja uma linha de políticos que, hoje em dia, ataque à mídia e não se preocupa com a imagem divulgada nos meios de comunicação, para a maioria dos agentes políticos, estar bem na imprensa é importante para obter uma boa reputação junto ao eleitorado.

O que é Media Training

Neste sentido, o Media Training se faz fundamental. O Media Training é a preparação do político para lidar com a imprensa, criar um bom relacionamento com os profissionais da mídia, criar uma boa imagem junto aos meios de comunicação – mesmo em momentos de crise ou de pressão interna e externa, evitando desgaste político e eleitoral.

Muitos políticos se apoiam nas redes sociais e em uma popularidade local para atuar. Mas isso não é suficiente. Alguns destes agentes têm dificuldades diante das câmeras e em entrevistas, passando uma imagem de fraqueza e incerteza ao eleitor. Especialmente em momentos de crise, estar preparado para lidar com a imprensa pode fazer a diferença entre uma cassação e uma reeleição.

Além disso, políticos que não estão preparados para lidar com a imprensa podem ser facilmente surpreendidos por perguntas feitas por repórteres, sendo induzidos a cometer gafes, falar informações incorretas ou inadequadas, ou ainda revelar dados que deveriam ser reservados.

Conheça a nossa ferramenta de gestão eleitoral que irá tornar a sua campanha muito mais eficiente!

A importância do Media Training para um político

Como a imagem de um político é a sua maior arma de atuação, zelar pela sua integridade deve ser prioridade. Uma má exposição na imprensa ou a indisposição com os meios de comunicação pode levar a danos políticos e eleitorais desnecessários.

Além disso, um político com bom Media Training se torna mais carismático e bem quisto pela sociedade, de forma geral. Assim, ele passa uma imagem de confiabilidade, segurança e competência na TV, no Rádio e até mesmo nas linhas do impresso e dos textos online. É mais reputação para negociar na política, é mais força nas urnas.

Como é feito o Media Training

Os políticos se reúnem com profissionais especialistas em comunicação, assessoria e relações públicas, que o orientam sobre a melhor maneira de se portar em diferentes situações: seja diante de uma câmera, em uma coletiva ou em uma entrevista exclusiva.

É orientado sobre quais palavras deve utilizar ou evitar, linguagem corporal, dicas sobre as principais perguntas mais realizadas por repórteres e como agir em situações de crise ou dificuldades.

Leia outro texto de nosso blog e comente abaixo a sua opinião sobre Media Training!

Comments

comments

Mais conteúdo